qaLqDbFwMHEHVk18whiv
video 1 de 12
{$title$}{$synopse$}
{$creation_date$}
{$views$} Visualizações
{$show_tags$}
Introdução e Reportagem
A obesidade e a pré-obesidade constituem grave problema de saúde pública. Em Portugal é a doença pediátrica mais comum.
A obesidade como causa de outras doenças graves, tais como doenças cardiovasculares, diabetes tipo II, hipertensão arterial, asma, perturbações do sono ou do foro psíquico, para além de afectar o rendimento e a integração escolar.
A atitude da família e da escola na alteração de hábitos
04 Jan 2010
1407 Visualizações
asma, diabetes, escola, hipertensão, peso, sono
Idade mínima para introduzir certos alimentos
Os comités de nutrição internacionais recomendam: não introduzir na dieta de um lactente, ou seja, até aos 12 meses, nem sal, nem açúcar, nem mel.
O paladar treina-se no 1º ano e, depois, estabiliza no 2º e 3º ano de vida, e é esta trajectória que irá definir o comportamento alimentar do futuro indivíduo.
06 Jan 2010
1163 Visualizações
alimentos, açúcares, gorduras, idade, mel, paladar, sal
Ementas escolares - projecto região algarvia
Projecto na região algarvia que inclui diversos parceiros, como escolas, empresase e os municípios, que visa a melhoria das ementas escolares e a própria sensibilização dos profissionais e encarregados de educação para a importância da alimentação das crianças.
06 Jan 2010
418 Visualizações
dieta, ementas, escolares, região
Obesidade é Doença e causa muitas outras
Obesidade é uma doença por si e causa muitas outras, tais como diabetes tipo II, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, perturbações do sono, doenças do foro psicológico, com repercusssões no rendimento escolar e na integração social.
06 Jan 2010
901 Visualizações
cardiovasculares, diabetes, doença, escola, psicológica, riscos
Actividade física e alimentação
O sedentarismo das crianças em frente à televisão e ao computador, apesar de todos os estudos recomendarem um máximo de duas horas por dia.
Necessidade de actuar preventivamente e implementar a educação física em idades pediátricas, como faz no 2º, 3º ciclos e no secundário.
Estudos recomendam 90 minutos/dia de exercício físico para combater o exceso de peso.
06 Jan 2010
859 Visualizações
alimentação, computador, sedentarismo, televisão
Bebé com excesso de peso
Telefonema de uma mãe alarmada por o filho de 9 meses já ter 11 kg, tendo em conta que o irmão mais velho, com seis anos, tem obesidade mórbida.
Primeiro ano de vida determinante para poder vir a desenvolver obesidade, sendo crucial evitar aumentos bruscos de peso. Pediatras e médicos de família responsáveis pelo seguimento da criança.
06 Jan 2010
1312 Visualizações
bebé, pediatras
Actividade física fundamental
Actividade física como fundamental para combater obesidade. O exemplo do projecto MUNSI que integra cinco municípios (Fundão, Montijo, Oeiras, Seixal e Viana do Castelo) e que visa uma intervenção na alimentação e na actividade física em escolas do 1º ciclo (2º, 3º e 4º anos).
Ideias: abrir as escolas no fim-de-semana, criar parques infantis de exploração e aventura, zonas pedonais, etc.
06 Jan 2010
469 Visualizações
alimentação, desporto, escolas
Alimentação saudável e questão financeira
Estudos demonstram relação directa entre a capacidade sócio-económica da população e a prevalência do excesso de peso, pré-obesidade e obesidade.
Portugal entre os países com maior prevalência de obesidade, quando à partida a dieta mediterrânea seria das melhores do mundo.
06 Jan 2010
292 Visualizações
dinheiro, prevalência
Apresentação Convidados
Professor júlio Martins (doutorado e docente em Ciências do Desporto),
Professora Carla Rego (doutorada em obesidade pediátrica e coordenadora desta consulta no Hospital de São João no Porto)
Dr. Eduardo Mendes (médico de família e director do Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul) e
Dra. Teresza Sancho (nutricionista na ARS do Algarve; responsável pelo gabinete de nutrição e por vários programas de combate à obesidade infantil na região algarvia)
04 Jan 2010
912 Visualizações
convidados, nutricionista, pediatria, programa
Lanches escolares (tel).
Opinião de uma educadora de infância, expressa por telefone, em que considera que os pais aceitam mal as recomendações dos professores no que toca aos lanches que as crianças levam para a escola. Demasiado permissivos preferem comprar doces e outros para evitar as birras dos filhos.
A importância do pequeno-almoço, da sopa e a relação do déficit de sono - menos de 8 horas -, com a obesidade e o excesso de peso.
06 Jan 2010
1928 Visualizações
dieta, dormir, escola, lanches, pequeno-almoço, sono, sopa